sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Miminhos para a Fini



A Fini adora festinhas e brincadeiras...e a dona não perde uma oportunidade de estar com ela a trocar mimos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Direitos de imagem


Pronto...se a Elika fosse uma personagem de banda desenhada eu escreveria na bolha dela: "Ah e tal, quem te manda tirar-me fotos sem pedir autorização?".
Sempre rebelde esta pequenina!!!

Pose de princesa


Aqui temos a Fini numa pose de modelito, a dar-nos o seu melhor perfil para a fotografia.:)
Ou então...estava simplesmente a espreitar o que a Elika andava a fazer na gaiola ao lado...

Arte da Fini


Estava eu num dos meus momentos de interacção com a Fini, quando decidi tirar-lhe umas fotografias. Bem, o resultado numa delas foi este... Digam lá se não parece arte? XD

sábado, 13 de fevereiro de 2010

O banho de beleza da Fini


A sabedoria do "rebolar na areia".
As chinchilas têm um pelo muito denso e por isso não o podem molhar. Demoraria muito a secar e a pele poderia ganhar fungos. Assim, tanto em cativeiro como em meio natural, rebolam-se numa areia especial (pó de pedra vulcânica), permitindo-lhes retirar a gordura acumulada no pêlo.
O momento do banho é muito agradável e permite-lhe relaxar quando estão mais ansiosas.

Banhinho da Elika



Sempre eléctrica quando está no banho esta pequena =)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Primeira visita à casa nova


Aqui fica um pequeno video dos primeiros saltinhos da Fini na sua casa nova em Agosto de 2009.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Infecção uterina


Na passada quinta feira, quando acordei a Fini tinha a gaiola dela cheia dum liquido branco e pastoso. Fiquei logo muito preocupada e peguei nela para analisar os olhos e o focinho. Nessas zonas estava tudo bem. Quando olhei para os órgãos genitais dela, estavam muito inchados e repletos desse mesmo líquido.
Fomos logo ao veterinário, e descobrimos que ela tinha uma infecção no útero. Segundo a veterinária, pode ter sido alguma disfunção no organismo dela devido ao cio (que acontece de 28 em 28 dias, sendo que o ciclo dura entre 2 a 5 dias) ou então poderá ter sido devido ao facto da vagina, uretra e ânus estarem muito próximos, o que possibilita mais facilmente a entrada de bactérias.
Foi-lhe receitado um antibiótico durante uma semana, que terminou hoje, e está novamente tudo bem com ela.

O primeiro dia da Elika


No dia 27 de Janeiro, e após muita reflexão, decidimos que a Fini era capaz de gostar de ter uma irmã adoptiva e fomos comprá-la. Isto porque as chinchilas são animais que gostam de andar em grupos, e porque cada vez que ela ouvia o som de outras chinchilas em videos, ficava completamente extasiada.
A "irmã" da Fini chama-se Elika e é uma "black Velvet" (existem várias mutações na chinchilas que permitem que nasçam com várias cores). A Elika tem cerca de 4/5 meses de idade e tem um feitio extremamente demarcado. Após 3 semanas connosco, ainda não confia em nós e, por isso, nem sequer consegue dormir quando estamos por perto. Mas esperamos que ela se habitue a nós dentro de alguns meses. É muito comunicativa com a Fini, apesar de ainda estarem em gaiolas diferentes para se habituarem ao cheiro uma da outra e não se atacarem.
No entanto, contrariamente ao que pensávamos, a Fini reagiu muito agressivamente à vinda da Elika. Tentava chegar a ela para lhe morder por entre as grades. Após 3 semanas, a Fini já não tinha esse comportamento e passavam a noite a "conversar" uma com a outra. Decidimos portanto ontem soltá-las juntas numa zona neutra, para observar a atitude delas. Assim que a Fini se apercebeu que a Elika estava na zona, investiu nela atacando-a. Separámo-las logo, e a Elika não sofreu ferimentos. Verificámos que a partir desse momento ambas tentavam evitar-se, adoptando uma atitude auto-protectora. Mas, numa das vezes em que se aproximaram, a Fini atacou a Elika com mais força e conseguiu morder-lhe um pouco a orelha pois não fomos a tempo de evitar. Voltaram cada uma para a sua gaiola e fizemos o curativo à Elika que estava extremamente assustada. Tememos que seja muito difícil que elas se dêem bem pois, entretanto, lemos na internet que existem casos em que infelizmente a fêmea dominante (neste caso a Fini) não aceita o companheiro (a).

Chinchila dorminhoca


Durante o dia, o aspecto da Fini é mesmo este...só soninho...
Esta foto foi tirada em Janeiro, ou seja, a Fini tem aqui cerca de 11 meses. Já se pode considerar uma chinchila adulta visto que elas atingem a maturação sexual por volta dos 6 meses de idade.

Mais um palacete


Como somos estudantes universitários e costumamos viajar todas as semanas, tivemos de comprar uma gaiola maior para a "casa de férias". Portanto, aqui temos a Fini a conhecer os seus novos aposentos. Normalmente as gaiolas altas e menos largas são o melhor para as chinchilas, pois elas adoram trepar e ter uma visão panorâmica dos acontecimentos. Mas decidimos comprar esta mais baixa e mais larga, por ter muito espaço. Assim, variámos o tipo de habitação da nossa pequena.

Finiarell


Ainda não cheguei a fazer as apresentações devidamente....portanto, a Fini é uma chinchila fêmea, "Standard Grey", o tipo de chinchila mais fácil de encontrar em lojas. É extremamente comunicativa e afável. Chama muitas vezes quando quer carinhos, principalmente durante a noite, visto que as chinchilas são animais nocturnos. Deixa-se agarrar e acariciar, permanecendo quietinha no nosso colo (o que é um comportamento raro em chinchilas). Penso que o facto de ela ser tão sociável está muito ligado ao nosso comportamento de aproximação sucessiva com ela. Desde pequena que começámos a pegar-lhe, a acariciá-la e a dar-lhe imensa atenção.
É uma chinchila muuuito mimada!

Palácio Novo


Em Agosto, a Fini já estava a ficar bastante crescida e precisava de mais espaço na gaiola....portanto fabricámos-lhe um novo palacete que, por sinal, ela adora. Desta vez com todas as medidas de segurança necessárias!
Aqui está ela, à descoberta da nova casa.

Fini em recuperação


Em Julho, a Fini ainda tinha as "talas" mas estava a recuperar lindamente. Aqui está ela, curiosa como sempre, a espreitar pela porta da gaiola.

Fini parte uma pata


Infelizmente, em Junho, ainda a Fini tinha cerca de 3/4 meses, partiu a pata de trás esquerda. Quando adquirimos a Fini, lemos tudo e mais alguma coisa para sabermos como cuidar de uma chinchila. Mas, sendo inexperientes, criámos uma plataforma de grade (um primeiro andar) na gaiola dela, para que pudesse subir para um plano mais alto. Esquecemo-nos que as grades tinham espaços nos quais a Fini poderia prender as patas...e numa madrugada, às 6:00 da manhã acordei com os guinchos dela. Foi extremamente aflitivo para mim. Tive que a desprender da grade, mas, infelizmente a patinha dela já estava partida a meio (fractura exposta).
Levámo-la a um veterinário ortopédico, onde foi submetida a cirurgia. Apesar dos perigos, devido a ter sido uma cirurgia muito minuciosa e da anestesia poder ter efeitos negativos na chinchila, a Fini recuperou e hoje salta como se nada tivesse acontecido.
Nesta foto podem ver as "talas" com ferros que lhe foram postas após a operação, para que o osso voltasse a solidificar.

Final de Maio


Aqui está a Fini no final do mês de Maio. Ainda estava na fase de habituação aos donos, mas já era muito dócil.

O primeiro dia da Finiarell


No dia 17 de Maio de 2009, tivemos a sorte de encontrar esta chinchila maravilhosa numa pet shop. Nesta altura tinha cerca de 2/3 meses. A nossa pequenina ficou com o nome de Finiarell (Fini para os amigos) e estava bastante assustada no primeiro dia.