quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O primeiro dia da Elika


No dia 27 de Janeiro, e após muita reflexão, decidimos que a Fini era capaz de gostar de ter uma irmã adoptiva e fomos comprá-la. Isto porque as chinchilas são animais que gostam de andar em grupos, e porque cada vez que ela ouvia o som de outras chinchilas em videos, ficava completamente extasiada.
A "irmã" da Fini chama-se Elika e é uma "black Velvet" (existem várias mutações na chinchilas que permitem que nasçam com várias cores). A Elika tem cerca de 4/5 meses de idade e tem um feitio extremamente demarcado. Após 3 semanas connosco, ainda não confia em nós e, por isso, nem sequer consegue dormir quando estamos por perto. Mas esperamos que ela se habitue a nós dentro de alguns meses. É muito comunicativa com a Fini, apesar de ainda estarem em gaiolas diferentes para se habituarem ao cheiro uma da outra e não se atacarem.
No entanto, contrariamente ao que pensávamos, a Fini reagiu muito agressivamente à vinda da Elika. Tentava chegar a ela para lhe morder por entre as grades. Após 3 semanas, a Fini já não tinha esse comportamento e passavam a noite a "conversar" uma com a outra. Decidimos portanto ontem soltá-las juntas numa zona neutra, para observar a atitude delas. Assim que a Fini se apercebeu que a Elika estava na zona, investiu nela atacando-a. Separámo-las logo, e a Elika não sofreu ferimentos. Verificámos que a partir desse momento ambas tentavam evitar-se, adoptando uma atitude auto-protectora. Mas, numa das vezes em que se aproximaram, a Fini atacou a Elika com mais força e conseguiu morder-lhe um pouco a orelha pois não fomos a tempo de evitar. Voltaram cada uma para a sua gaiola e fizemos o curativo à Elika que estava extremamente assustada. Tememos que seja muito difícil que elas se dêem bem pois, entretanto, lemos na internet que existem casos em que infelizmente a fêmea dominante (neste caso a Fini) não aceita o companheiro (a).

4 comentários:

  1. mesmo fofinha essa chin :) se tivesses comprado um macho a fini já n atacava xD eu avizei mas tu n acreditas lol

    ResponderEliminar
  2. Quero muito conhecer a Elika :)

    ResponderEliminar
  3. ai que momento, o da junção das chin... imaginem a "mamã", estava aterrorizada só de as ver numa possível luta. e realmente não tivemos resultados positivos. mas acho que é só uma questão de tempo! acho mesmo que vão ser grandes amigas! :) não te preocupes "mamã"!

    ResponderEliminar
  4. Estou a adorar o teu blog :) continua :)

    Beijinho **

    ResponderEliminar